Minigeração x microgeração de energia qual a diferença
Escrito por Solares

Minigeração x microgeração de energia: qual a diferença?

Minigeração e microgeração de energia foram modalidades criadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para adequar ao mercado do país as tecnologias de geração de energia. Mas afinal como funcionam essas modalidades na energia solar?

Quando você investe em um sistema de energia solar, consome a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos. Geralmente uma residência não consome toda essa energia gerada, então você fica com créditos de energia.

Essa energia excedente acaba indo para a distribuidora, afinal o sistema on-grid fica diretamente ligado à esta rede. E esse é o sistema que possibilita a utilização das modalidades de micro e minigeração de energia solar.

Qual é a diferença entre microgeração e minigeração?

A microgeração de energia distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica.

A minigeração de energia solar é uma central geradora de energia solar fotovoltaica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW.

Portanto, na microgeração de energia solar o sistema fotovoltaico tem uma potência de até 75 kW e na minigeração, o sistema fotovoltaico possui uma potência entre 76 e 5 MW.

E tanto os consumidores atendidos pela baixa tensão, como residências, quanto os atendidos pela média tensão, como o comércio, podem solicitar o uso dessas modalidades.

E pronto! Além de estar livre da inflação energética, você conta com um sistema que gera energia de forma sustentável e que ainda valoriza o imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Conte com toda equipe da Solares Energia Solar para entender melhor sobre o sistema de energia solar e solicitar o seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *