manutenção dos sistemas de energia solar
Escrito por Solares

Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção dos sistemas de energia solar

É muito comum que dúvidas como “com que frequência preciso limpar os painéis solares?”, “quando devo solicitar a manutenção?” apareçam quando você contrata uma empresa para fazer o seu projeto ou mesmo quando está planejando investir em energia solar.

Essa manutenção é de extrema importância para que os painéis funcionem com eficiência. Mas fique tranquilo: eles não exigem manutenção frequente.

Quando devo solicitar a manutenção?

Geralmente, com o passar do tempo, é comum que os painéis solares fiquem expostos à poluição e à poeira, resultando no acúmulo de resíduos. Esse acúmulo pode, a longo prazo, interferir na geração de energia. Portanto, você deve solicitar a manutenção para eliminar esse acúmulo.

Esta é uma manutenção preventiva, que visa garantir a eficiência dos painéis solares. Em locais onde não chove muito e há muita poeira, é recomendado que esta limpeza seja feita até duas vezes por ano. Caso contrário, o ideal é observar os painéis e solicitar a manutenção quando notar que estão com acúmulo excessivo de sujeira.

É importante ressaltar que esse acúmulo não impede que os painéis solares produzam energia, mas que reduzem sua eficiência de produção com o passar do tempo.

Nesse quesito, as chuvas são uma grande aliada dos painéis solares, afinal, elas podem eliminar os resíduos de poeira que se acumulam neles, garantindo assim a eficiência na geração de energia.

Como é feita a limpeza?

O recomendando é que você contate a equipe que fez a instalação dos painéis para garantir a sua segurança e também dos painéis, principalmente quando eles estiverem instalados em locais de difícil acesso, como o telhado ou na cobertura de um prédio.

Em caso de dúvidas, fale com a Solares Energia Solar. Nossa equipe especializada está sempre pronta para te atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *