Diferença entre energia solar e aquecedor solar
Escrito por Solares

Qual a diferença entre aquecedor solar e energia solar?

É fato que tanto o aquecedor solar, quanto a energia solar utilizam a radiação do sol como fonte e que ambas são opções sustentáveis, porém são duas coisas totalmente diferentes.

E quais são as principais diferenças entre aquecedor solar e energia solar fotovoltaica?

Aquecedor solar

O sistema de aquecimento solar tem como objetivo principal aquecer a água que abastece a sua casa, por exemplo.

Nesse sistema, toda energia captada da luz do sol é transformada em calor. Esse calor é transferido para a tubulação de água, aquecendo-a.

Nesse caso, o chuveiro elétrico, por exemplo, não precisa ser usado, o que pode reduzir o consumo de energia e, consequentemente, gerar economia. Porém é preciso se atentar ao consumo consciente da água, já que o que “limita” os banhos demorados hoje é o gasto de energia. Eliminando esse gasto, a tendência é que os banhos sejam mais longos e o consumo de água mais alto.

Energia solar

Já a energia solar capta a luz do sol através dos painéis fotovoltaicos, que convertem essa luz em energia elétrica e a distribuem por todo o imóvel, abastecendo aparelhos, eletrodomésticos e, é claro, a rede de iluminação da casa.

Transformando a luz do sol em energia elétrica, você conta com uma fonte inesgotável, sustentável e ainda gera economia no orçamento doméstico ou empresarial.

Portanto, em síntese, a diferença é que o aquecimento solar se limita a geração de energia térmica para aquecer a água da casa, por exemplo, enquanto os sistemas fotovoltaicos convertem a luz do sol  em energia elétrica.

Para saber mais sobre energia solar, entender como ela funciona e ter o melhor projeto para atender às suas necessidades, entre em contato com a Solares Energia Solar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *