Poeira nos módulos.
Vamos entender como e por que a poeira importa!
Uma das principais fontes de perdas em um sistema fotovoltaico é o mismatch (também chamado de incompatibilidade ou descasamento) entre as quantidades de energia geradas por dois ou mais módulos dentro de um sistema fotovoltaico. Cada módulo tem sua própria força de produção de energia.
Este desempenho modifica e depende de diversos fatores. Dentre eles, a sujeira provocada por folhas e fezes de animais fará com que o mismatch (diferença da produção de energia) entre os módulos aumente todos os anos, resultando em perda de energia do sistema. Embora aparentemente se trate do mesmo caso da sujeira, diversos trabalhos diferenciam poeira de sujeira como fontes de mismatch. A poeira pode inclusive afetar de maneira diferente as tecnologias de módulo fotovoltaicos utilizadas no projeto.
Apesar da chuva ser uma aliada na limpeza dos painéis solares, os módulos precisam passar por uma retirada de sujeira e detritos que tendem a se acumular sobre a sua superfície. O objetivo é apenas um: manter o bom desempenho do sistema fotovoltaico. Por isso, limpezas periódicas devem ser programadas em função da sujeira acumulada nas placas.
Ainda que pareça ser um ato simples, a limpeza dos painéis envolve uma série de cuidados específicos que devem ser tomados. Se realizado de forma incorreta, a higienização pode danificar o painel solar. Além disso, se não for tomada a precaução necessária, há o risco de choque elétrico.
A Solares Energia Solar recomenda que a limpeza seja realizada por uma equipe especializada. Entre em contato conosco e busque mais orientações com a nossa equipe técnica.